Klier conquista troféu Sul-Americano juvenil

Início    /    Tênis    /    Klier conquista troféu Sul-Americano juvenil
Por Raphael Favilla  •  10 de Março de 2018

Gilbert Klier Júnior foi o grande destaque da Copa Paineiras, torneio de nível GB1 para o circuito de 18 anos da ITF, disputado no clube Paineiras do Morumby, em São Paulo. Neste sábado , Klier comemorou o título de simples, derrotando, na final, o argentino Sebastian Baez, cabeça de chave 1, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1. Somando 15 vitórias seguidas, Baez vinha de troféu no Banana Bowl, em Criciúma, e o Campeonato Internacional Juvenil em Porto Alegre.

"Estava meio tenso, mas aos poucos fui conseguindo me soltar, fazer minhas jogadas, graças a Deus deu certo, fui pra cima, agressivo, tirando o tempo, do jeito que gosto de jogar. Estou muito feliz em conseguir esse resultado ainda mais aqui no Brasil, foi uma ótima semana," vibrou Klier que na campanha derrotou também o número nove do mundo, o argentino Juan Cerundolo, na semifinal, marcando 6/3 6/0.

Aos 17 anos, o tenista de Brasília, atual número 102 na ITF e cabeça de chave 13 do torneio paulistano, teve uma semana de grandes resultados nas quadras de saibro do Paineiras. Antes, na sexta-feira, foi campeão nas duplas, ao lado de Natan Rodrigues, vencendo os também argentinos Alejo Lorenzo Lingua Lavallen e Luciano Tachi por 6/2 e 7/6(7-1).

Agora, com os 180 pontos acumulados com o título, subirá bastante no ranking mundial. Os pontos do torneio continental só perdem para os Grand Slams e competições Grau A. A conquista do Sul-Americano Individual GB1 é a maior da carreira de Klier, que deve saltar para dentro dos 40 do mundo - esteve perto dos 60 do mundo ano passado.

Na decisão, impôs seu jogo mais uma vez, não dando chances a Baez, que a partir do ranking desta semana será o número 1 do mundo e era o principal favorito na capital paulista, já que havia conquistado os títulos do Banana Bowl e da Copa Gerdau, que compõem a gira da América do Sul da ITF, junto com a Copa Paineiras. Na semifinal, Klier havia surpreendido o número 9 do mundo, o também argentino Juan Manuel Cerundolo.

Antes de disputar a final deste sábado, Klier entrou três vezes em quadra na sexta-feira: na semifinal de simples e duas vezes nas duplas, pela semifinal e final. Na semifinal de duplas, para garantir lugar na decisão, Klier e Natan - cabeças 7 - derrotaram o também brasileiro Mateo Barreiros Reyes e o peruano Sebastian Rodriguez - cabeças 6 - por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 10-7.

Seu treinador, João Pedro Oliveira, comemorou a semana: "Foi uma semana perfeita. Gilbert teve uma ótima postura em todos os jogos, golpes sólidos e conseguiu estabelecer muito bem o seu padrão de jogo. Conseguiu ganhar de dois top 10 no torneio e sem perder sets", analisou.

Publicidade